Dr. ProvetS

A educação do filhote pode fazer a diferença para um relacionamento mais harmônico no ambiente doméstico. Afinal de contas, todos queremos ter animais que só façam suas necessidades no local correto. No entanto, o primeiro requisito para o adestramento sanitário não está no animal, mas em nós.

A educação do filhote pode fazer a diferença para um relacionamento mais harmônico no ambiente doméstico. Afinal de contas, todos queremos ter animais que só façam suas necessidades no local correto. No entanto, o primeiro requisito para o adestramento sanitário não está no animal, mas em nós. Ensinar um filhote a utilizar um local determinado para fazer suas necessidades requer serenidade, observação e persistência.

O trabalho começa  com a observação, fique atento para identificar a hora em que seu filhote costuma defecar e fazer xixi. Filhotes muitas vezes se habituam a fazer as necessidades alguns minutos depois de comer e beber água; conheça os horários de seu cão, e nesses momentos fique atento. Outro indicativo está em certos movimentos corporais. Os cães costumam parar de perna aberta, balançar a traseira e começar a agachar. Não perca tempo, pegue-o no colo e leve-o para o local que deverá seu usado como banheiro. Tão logo ele comece a fazer suas necessidade elogie-o bastante. Depois faça um afago e até ofereça um petisco. Deixe ele saber o quanto você fica feliz quando ele usa o local certo. Lembre-se que esse treinamento não irá funcionar de primeira, você terá que repetir a situação várias vezes.

Pipicanis

Quanto mais cedo você ensinar o local correto para seu filhote, mais fácil será  o aprendizado. É importante destacar também, que animais de raças menores costumam demorar mais para acertar o lugar correto de fazer suas necessidades. Isso porque, demoram mais tempo para desenvolver o controle urinário. Então, seja paciente.

A escolha do local que será usado como banheiro, também é muito importante. À medida que se tornam adultos, os cães procuram fazer as necessidades cada vez mais longe de onde comem e dormem ou do local onde a família fica reunida. Respeitar esse instinto é fundamental para um adequado planejamento do banheiro. Escolha um local longe das vasilhas de comida e água, assim como da área usada como dormitório, que pode ser um tapete ou caminha. Coloque no local escolhido como banheiro folhas de jornal e utilize produtos específicos para adestramento sanitário disponíveis nas pet shops. Uma boa dica, seja para quem escolhe o jornal, ou o pipi dog, é utilizar algumas gostas de produtos para adestramento sanitário sobre o local. O Pipicanis da Provets é um composto de uréia e bicarbonato de amônia que vai atrair e indicar para o seu filhote o lugar correto para ser usado como banheiro.

Outra boa dica é instalar o banheiro ou banheiros de seu cãozinho em lugares com certa privacidade. Procure nunca colocar o banheiro no centro dos ambientes, prefira as periferias. O animal irá se sentir mais protegido. Não descuide da higiene do local usado como banheiro por seu cão. É importante evitar situações que possam levar o animal a pisar em seu próprio excremento, pois isso o desmotivará a usar o lugar. Quanto menor a área, mais imediata deverá ser a limpeza das fezes e da urina. Por fim, não se desespere e nunca bata em seu animal. Mantenha sempre a rotina de treinamento, mudar a estratégia a cada erro do cão só vai servir para confundi-lo.



Autor: Laboratório Simões

Tags relacionadas:


Compartilhe:



Novidades